Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Osteoporose


A osteoporose é considerada, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), como o segundo maior problema de saúde no mundo, perdendo apenas para as enfermidades cardiovasculares. A estimativa é de que 1 em 4 mulheres, a partir dos 50 anos, terá uma fratura por consequência da osteoporose. É uma doença esquelética caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração dos ossos, com consequente aumento da sua fragilidade e suscetibilidade à fratura. 

A osteoporose também é conhecida como "epidemia silenciosa", pois a perda de massa óssea geralmente ocorre sem apresentar sintomas. Em muitos casos ela só é diagnosticada quando ocorre a primeira fratura, quando a doença já está em estágio avançado. 

Ela acomete ambos os sexos, no entanto, é mais comum em mulheres na pós-menopausa devido à diminuição dos níveis de estrógeno, hormônio que tem ação protetora sobre o osso. Além da deficiência estrogênica, outros fatores também influenciam na redução e perda de massa óssea, como baixa ingestão de cálcio, vitamina D, magnésio, zinco e cobre, além de sedentarismo e baixa exposição solar. 

Alguns alimentos que podem auxiliar na prevenção da doença são: 

Soja e derivados: fontes de cálcio auxiliam na prevenção e tratamento da osteoporose. 

Semente de gergelim, tahine: excelentes fontes de cálcio, evita que os ossos fiquem mais frágeis e, conseqüentemente, mais suscetíveis a fraturas. 

Dolomita: rocha calcária rica em cálcio e magnésio, minerais importantes para saúde óssea. 

Aveia, arroz integral e semente de abóbora: fontes de magnésio, mineral necessário à formação óssea, a deficiência deste nutriente é encontrada com freqüência em indivíduos com osteoporose. A deficiência de magnésio está relacionada à formação óssea inadequada, colaborando com a perda da massa óssea. 

Cápsula de óleo de fígado de bacalhau: fonte de vitamina D que está relacionada à maior absorção de cálcio e fósforo, minerais importantes para a formação óssea. 

Grão de bico e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões) e oleaginosas: fontes de zinco que promove aumento da atividade da vitamina D e é essencial para a formação óssea. A deficiência de zinco durante o crescimento pode prejudicar o acúmulo de massa óssea, também aumenta o risco de desenvolvimento de osteoporose, pois pode levar a queda significativa da massa óssea. 

Probióticos: de nada adianta incluir esses alimentos em nossa dieta se nosso intestino não estiver saudável e pronto para absorver os nutrientes desses alimentos. Portanto, o uso de probióticos é recomendado, pois fornece bactérias benéficas que irão colonizar o intestino regularizando seu funcionamento e melhorando a absorção de nutrientes. 

Evitar alimentos acidificantes do sangue, como os refinados, refrigerantes e adoçantes, também é uma estratégia importante, já que eles favorecem a descalcificação óssea. 

Além disso, a prática regular e orientada de atividade física, manter bons hábitos de vida, como evitar bebida alcoólica e tabagismo e a exposição solar, também podem ajudar na prevenção e controle da osteoporose. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário