Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Colágeno


O colágeno é a proteína mais abundante do nosso organismo. Ele corresponde aproximadamente a 30% de toda proteína que temos e exerce papel fundamental para o bom funcionamento do corpo.  A sua principal função é dar firmeza à pele, por isso está tão ligado a questões estéticas sobre rugas, envelhecimento e beleza das unhas e cabelos. Mas o colágeno também é o componente proteico mais importante de órgãos como ossos, cartilagens, ligamentos e tendões, sendo essencial para a manutenção da cartilagem articular, permitindo a execução dos movimentos.
O nutriente é naturalmente produzido pelo nosso organismo desde que nascemos. Mas, a partir dos 30 anos, o corpo começa a sofrer uma perda de colágeno de cerca de 1% ao ano. Aos 50, passa a produzir apenas 35%, em média, do colágeno necessário para os órgãos. É devido a esta perda que começam a surgir as rugas -  a pele já não tem mais a mesma elasticidade de antes.
Mas, não é só a pele que sofre com este processo, a musculatura também fica mais flácida, há aumento da fragilidade articular, os ligamentos perdem sua elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica mais frágil e porosa, a densidade óssea diminui.  O cabelo fica mais fino e em menor volume e as unhas frágeis.
Alguns outros fatores também podem acelerar esta redução, como: fumo, bebidas alcoólicas, estresse, menopausa precoce, sol e a ingestão excessiva de cafeína (chá preto, refrigerantes, mate, café). Pessoas com dietas vegetarianas ou dietas restritivas também estão mais suscetíveis a redução da proteína.
A principal fonte de colágeno vem de alimentação adequada. Entretanto, com a idade, a suplementação passa a ser necessária. A suplementação não tem contra-indicação e estimula a produção do colágeno natural, que perdemos com o passar dos anos, dando mais elasticidade e viço à pele, e ajudando a boa manutenção dos ossos e a reconstituição de algumas articulações. Assim, quando associado à atividade física, é possível reduzir o processo de flacidez tecidual, melhorando a síntese de massa magra (ossos, vísceras e musculatura).
Portanto, tenha em mente que a prevenção é o melhor remédio. Praticar exercícios físicos, reforçar a alimentação saudável e levar uma vida regrada, tem uma grande colaboração para a boa manutenção do organismo, saúde e qualidade de vida.
Fonte: Toda Vida Nutrição

Um comentário:

  1. Olá pessoal, o Colágeno Líquido é super prático, pois vem pronto em garrafinhas para consumo diário! O produto tem alta concentração (8 gramas de colágeno hidrolisado por unidade), melhorando a firmeza da pele, fortalecendo unhas, cabelos e articulações! Conheçam em: www.qualinova.com.br/produtos/colageno-liquido

    ResponderExcluir