Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Não perca músculos! A alimentação ideal pré e pós-treino


Sabe-se que alimentação balanceada é fundamental para todos os indivíduos, sejam eles, crianças, adultos idosos e outros. Porém existem os atletas e praticantes de atividade física, que na maioria das vezes, esse público está sempre em busca do ganho de massa magra, porém nunca com o aumento do percentual de gordura.

De acordo com os tipos de esportes, alguns atletas necessitam obrigatoriamente de mais massa magra do que o percentual de gordura, e em outros casos vice-versa. Há também os praticantes, como os de musculação, que estão sempre em busca de menor acúmulo de gordura corporal junto com o aumento de massa magra.

Sabendo que, se fazermos uma dieta muito restrita, iremos ter perdas tanto de gordura, quanto de massa magra, podendo também comprometer os treinos, principalmente se não houver uma ingestão adequada de nutrientes antes e depois do treino.

Sendo assim, a alimentação neste período de pré e pós- treino é fundamental para que não ocorra catabolismo dos músculos, ou seja, para não haver perda de massa muscular. E automaticamente no pós treino, uma alimentação adequada para que ajude no anabolismo (ganho da massa muscular). Os principais objetivos são:

PRÉ-TREINO
Ingestão adequada de carboidratos complexos, basicamente. 

* Os carboidratos ricos em fibras nesta etapa tem uma função de fornecer energia necessária para que o atleta/praticante continue em um ritmo de treino, sem que haja fadiga.

* Os cereais integrais é a melhor opção, pois por serem ricos em fibras, eles atuarão fornecendo energia lentamente, sendo assim, durante todo o treino o individuo esta recebendo essa energia.

* Uma fonte de potássio também é uma boa opção, pois o potássio estaria atuando na função muscular, evitando as câimbras musculares, que dependo, pode afetar muito o treino do atleta/praticante.

* Em alguns casos, uma fonte de proteína seria legal, quando observar que este indivíduo não ingere suas necessidades proteicas adequadamente durante o dia. Esse aporte de proteína irá impedir o catabolismo dos músculos do atleta.

DICA: Mix de Granola + Aveia + Banana + Iogurte desnatado.

PÓS-TREINO
Ingestão protéica, melhores opções são as de rápida absorção.

* No pós- treino os músculos estarão depletados, sendo assim, um macronutriente fundamental para sua recuperação seriam as proteínas que estariam ‘trabalhando’ na síntese de novos tecidos musculares.

* Mas as proteínas necessitam de algum tipo de energia para que seja utilizada na síntese muscular, então o ideal seria uma fonte de carboidrato simples, em poucas quantidades, para que gerasse energia de forma rápida para então essa proteína se transportada a fim de atuar na síntese muscular sem que ela ‘roubasse’ energia no próprio músculo, o que ocorreria o catabolismo.

* Porém, sabe-se que as quantidades e composição dessa alimentação pré e pós-treino são calculadas de acordo com cada indivíduo a ser avaliado, podendo haver quantidades maiores ou menores. Então procure um nutricionista especializado, para que não gere danos a sua saúde.

DICA: Whey protein (15 gramas) + 200 ml água. Uma (1) colher de sopa de mel após 20 minutos.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário